Nome do Evento:
Recepção de Boas Vindas à Esquadra de Treinamento das Forças de Autodefesa Marítima do Japão.
Realização:
Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa do Estado do Rio de Janeiro e do Ano de Intercâmbio Brasil Japão.
Patrocínio:
Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa do Estado do Rio de Janeiro e do Ano de Intercâmbio Brasil Japão.
Data do Evento:
Dia 15 de Junho de 2.008, das 11:30 às 15:00 horas
Local do Evento:
Sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.
Rua Cosme Velho nº 1.166 &ndash Cosme Velho &ndash Rio de Janeiro
Descrição do Evento:
Às 09:00 horas do dia 13 de Junho de 2.008, a Esquadra de Treinamento das Forças de Autodefesa Marítima do Japão, composta de 03 (três) navios de treinamento sob o comando do Contra Almirante, Sr. Chikara Inoue atracou no Porto do Rio de Janeiro, onde foi recepcionada por uma comissão de Boas-vindas, formada pelo Exmo. Sr. Masahiro Fukukawa, Cônsul Geral do Japão e Sra. Consulesa, Exmo. Sr. Akiyoshi Shikada, Presidente da Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa do Estado do Rio de Janeiro e do Ano de Intercâmbio Brasil e Japão e Senhora, Exmo Sr. Hidehiro Takahashi, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria  Japonesa do Rio de Janeiro e Senhora, Exmo Sr. Yssamu Takao, Vice Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão e Senhora, Exmo Sr. Minoru Matsuura, Presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro e Senhora e, um grupo de crianças e adultos japoneses e descendentes de diversas áreas.       
A Esquadra de Treinamento com cerca de 1000 tripulantes, tinha como Vice Comandante o Capitão de Mar e Guerra, Takaki Mizuma, sendo o navio KASHIMA comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Fumio Yokota, o navio UMIGIRI comandado pelo Capitão de Fragata Tatsuo Akimoto e o navio ASAGIRI comandado pelo Capitão de Fragata Kazuo Hattori.
No mesmo dia, os Comandantes cumpriram os diversos atos cerimoniais com as autoridades brasileiras e, à noite, ofereceram uma magnífica recepção no navio para autoridades e representantes das colônias japonesas.
Após as alocuções das autoridades presentes foi feito o KAGAMIWARI, com a quebra de dois barris de saquê, simultaneamente, pelo Comandante da Esquadra, Chikara Inoue, pelo Cônsul-Geral do Japão Masahiro Fukukawa, pelo Presidente da Comissão Akiyoshi Shikada, pelo Comandante do 1º Distrito Naval Vice Almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, pelo Comandante Geral da Policia Militar do Rio de Janeiro Coronel Gilson Pitta Lopes, pelo Governador da Província de Iwate Takuma Taso, pelo Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro Hidehiro Takahashi, pelo Presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro Minoru Matsuura e pelo Vice Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão Yssamu Takao.
  |
  |
No dia seguinte, 14 de Junho, e na parte da manhã do dia 15/ 06/ 2008, a Esquadra programou a visitação do navio para o público interessado, quando se verificou um grande fluxo de pessoas para conhecer o interior de um navio de guerra.
No dia 15 de Junho de 2008, a Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa do Rio de Janeiro ofereceu uma recepção para 273 (duzentos e setenta e três) pessoas da tripulação e representantes das diversas Entidades e Associações, lotando a sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro com cerca de 500 ( quinhentas ) pessoas com um animado almoço.                  
Às 11:30 horas, conforme previsto na programação soaram os tambores (TAIKO) do grupo de Taiko da Associação Nikkei do Rio de Janeiro sob o comando de Mário Matsumoto dando início à recepção e sendo ovacionado intensamente.
Após a belíssima apresentação de Taiko, o mestre de cerimônia Takashi Mori convidou o Exmo Sr. Akiyoshi Shikada, Presidente da Comissão do Centenario e o Exmo Sr. Masahiro Fukukawa, Cônsul-Geral do Japão para as palavras de saudação aos tripulantes da Esquadra e aos demais presentes. O Exmo Sr. Contra Almirante Chikara Inoue, Comandante da Esquadra, manifestou os agradecimentos pela recepção. Em seguida foi realizado o KAGAMIWARI e o Sr. Takashi Izuwa conselheiro honorário da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, conclamou todos os presentes ao ao brinde.
A banda de música e o grupo de Taiko da Esquadra também fizeram belíssimas e vibrantes apresentações, empolgando os presentes. E não faltou a sessão de KARAOKÊ, animando todo o ambiente. Mas o grande triunfo da recepção foi, sem dúvida, o grande Samba Show do Mestre Riquinho da Escola de Samba da Ilha do Governador que acorreu com as suas belíssimas passistas e grandes ritmistas. Todos caíram no samba: desde os aspirantes, oficiais e comandantes, até as autoridades. Um fechamento de recepção com a verdadeira &ldquoCARA do RIO de JANEIRO&rdquo.
As palavras do Sr. Hidehiro Takahashi, Presidente da Câmara de Comercio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro encerraram a magnífica e animada recepção.
A Esquadra partiu às 09:00 horas do dia 17/ 06/ 2008 com destino ao Porto de Santos.