Carinhosa Recepção à Princesa Mako
Em 18 de julho de 2018 sua alteza imperial princesa Mako de Akishino chegou à cidade do Rio de Janeiro, a primeira das 14 em 5 estados: durante duas semanas participará das comemorações aos 110 Anos de imigração japonesa no Brasil. Após visitar o Cristo Redentor no Morro do Corcovado, a comitiva do Japão foi recebida por Takashi Mori, presidente da Renmei, e senhora Rioco Mori na Associação Nikkei do Rio de Janeiro a Princesa Mako foi contemplada com buquê de flores pela menina Lara, junto à irmã Nicole Masuda Yugue e, ao entrar no salão da Recepção de Boas Vindas, foi saudada calorosamente pela comunidade do Estado do RJ.
Anunciado pelo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, Takashi Mori proferiu Boas Vindas à primeira neta do imperador Akihito. A princesa Mako aplaudiu Eisa, dança tradicional de Okinawa, apresentada por alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro. Por sua vez agradeceu o suado trabalho dos imigrantes e descendentes, reconhecendo serem pontes de amizade entre Japão e o Brasil.
Finda a etapa pública com saída da imprensa, a nobre visitante deslocou-se às mesas dos convidados, e conquistou os corações com gentis palavras e apertando a mão de cada um. Com a Princesa Mako ao centro, ladeada a partir da direita pelo cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, embaixador do Japão Akira Yamada, presidente Takashi Mori/Renmei e presidente Minoru Matsuura/Comissão 110 IMIN Rio (sentados), e em pé na parte posterior grupo de 20 pessoas, foram feitas fotos oficiais por Teruko Okagawa Monteiro. Os registros lembrarão o inesquecível encontro com a meiga e gentil princesa imperial.
Passados os anos e já, em altas funções, as crianças e jovens que dançaram e tocaram tambores japoneses, com certeza lembrarão que cargos de respeitável superioridade não excluem bondade e gentileza no trato. Que a incansável e linda Princesa Mako leve ao Japão lembranças muito agradáveis da sua maratona pelas cidades visitadas e seja imensamente feliz na Arte e na Vida.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
岡川・モンテイロ・照子
Departamento Cultural da Associação