Duas Japonesas com Alma Brasileira
As intérpretes de Duas Japonesas com Alma Brasileira&rdquo precisaram atender pedidos de bis ao  finalizarem as aplaudidas apresentações na Sala Municipal Baden Powell, Avenida Nª Srª de Copacabana, 360, Rio de Janeiro. O duo aconteceu no dia 9 de setembro de 2018 em comemoração aos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, e integrou Domingos Clássicos Internacionais, eventos que tem a direção artística de Fernanda Canaud. A pianista Yuka Shimizu e a cantora MAKO - japonesas apaixonadas pela música brasileira - surpreenderam com músicas de seu país e também do Brasil, onde moram aproximadamente há 17 e 20 anos. Escolheram obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, assim como músicas folclóricas e populares do Japão. Prestigiaram o espetáculo musical cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro Yoshitaka Hoshino e seu filho Sota Hoshino, cônsul-geral adjunto Ken Kondo, inúmeras personalidades japonesas, amantes de música.
Sínteses biográficas apresentadas pelas artistas:
Yuka Shimizu nasceu em Saitama, Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio, sob orientação da professora Keiko Kubota. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997 para pesquisar sobre o compositor Ernesto Nazareth. Ampliou seus estudos formando-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001. Estudou com os professores Clara Sverner, Maria Teresa Soares e Mordehay Simoni. Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros da cidade do Rio de Janeiro, e anualmente retorna ao Japão, onde realiza recitais divulgando a música brasileira.
MAKO/Masako Tanaka é cantora e instrumentista, natural de Kobe, Japão e radicada no Rio de Janeiro desde 2001. Aspirou ser cantora desde criança. Após a faculdade cantou em banda que tocava Bossa Nova, e desejando conhecer outro tipo de música popular brasileira, teve a sorte de encontrar CD de Clara Nunes, cuja voz a deixou emocionada descobriu o Samba. Em 1995 aconteceu terremoto em sua cidade natal, experiência tão terrível que a levou fazer imediatamente o que mais desejava: conhecer o Brasil e aprender português e música. Integra os grupos &ldquoMulheres de Chico&rdquo e &ldquoPianOrquestra&rdquo.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
1) Encantadoras, muito comunicativas. 
2) Yuka Shimizu.
3) MAKO.
4) Yuka Shimizu ao piano, MAKO cantando.
5) Yuka Shimizu, cônsul-geral Yoshitaka Hoshino, Sota Hoshino e MAKO.
6) Cônsul-geral adjunto Ken Kondo ladeado pelas artistas.
7) Diretora Fernanda Canaud.
岡川・モンテイロ・照子
Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro