História da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro
A Câmara de Comércio Nipo-Brasileira foi refundada, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil e centro da política comercial, em 25 de setembro de 1955、após a assinatua em 1952 do novo acordo de comércio entre o Japão e o Brasil, que havia sido interrompido com o advento da 2ª guerra mundial.
Em 28 de dezembro de 1971, a denominação da Câmara foi alterada para &ldquoCâmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro&rdquo.
Em janeiro de 1959, com Juscelino Kubitschek e seu slogan "50 anos em 5", foi lançado o plano econômico que favoreceu o desenvolvimento das principais indústrias, como a siderurgia, a indústria automotiva e de construção naval. E, sob tais circunstâncias, o Estaleiro Ishikawajima Harima (Estaleiro Ishibas) foi construído em 1959, a pedido do Presidente. Na década de 1970, empresas japonesas entraram ativamente no Brasil, estabelecendo muitos escritórios no Rio de Janeiro, e aumentando ainda mais a importância da cidade. Em meados dos anos 80 o número de empresas associadas da Câmara chegou a 80.
Em agosto de 1971 a Escola Japonesa do Rio de Janeiro foi criada com enormes esforços do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, de empresas estabelecidas no Rio e vinculadas à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e do trabalho voluntário de pais de alunos, para atender aos filhos dos expatriados.
Na década de 1980, o Brasil começou a sofrer com a recessão mundial, e a economia doméstica entrou em uma grande crise que chegou à indústria. Desde a década de 1990, então, as empresas japonesas do Brasil começaram um movimento de saída do Rio, devido à estagnação da economia japonesa e a mudança de vários escritórios do Rio para São Paulo. E, por isso, o número de associados da Câmara diminuiu gradualmente.
Atualmente, o número de Associados Regulares, ou seja, de empresas japonesas, da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro é de apenas 22 empresas, e de Associados Contribuintes, é de 24, totalizando 44 Associados.
Embora nossa Câmara seja de pequeno porte, continuamos atuando principalmente no fortalecimento da amizade entre as empresas japonesas, entre elas e as organizações japonesas no Rio de Janeiro e como suporte operacional à Escola Japonesa.
Nossa atuação se dá principalmente através dos eventos internos e dos eventos que apoiamos, como os almoços mensais com palestras de temas variados de relevância para os associados, as visitas a empresas, confraternizações esportivas e de ano novo anuais, recepções a autoridades diplomática, dentre outros.